Sedese compartilha ações desenvolvidas em situação de Calamidade Pública e Emergência Social
A atuação da política de assistência social em contextos de calamidade pública e emergência permite que a população afetada tenha acesso aos serviços básicos disponíveis e seus direitos fundamentais garantidos durante e após a crise.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) procura atuar na prestação desses serviços, que visam a mitigação dos impactos para a população atingida, bem como as provisões emergenciais necessárias à sobrevivência em meio à situação de urgência gerada pelo desastre.
Nesse sentido, os serviços da proteção social especial em situações de calamidade pública e emergência social promovem apoio e proteção por meio de:
- Oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas;
- Assegurar provisões de ambiente físico, recursos materiais, recursos humanos e trabalho social;
- Todas essas provisões devem ser empregadas na manutenção de abrigos temporários como estratégia de resposta a esses eventos;
- Articulação e ações conjuntas de caráter intersetorial para a minimização dos danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas.
Clique nos documentos abaixo para saber mais:
- O que é o serviço de proteção em situação de calamidade pública e emergência (aqui)
- Ações iniciais após a decretação da situação de emergência ou calamidade (aqui)
- Como acessar o recurso federal para o serviço de proteção em situação de calamidades públicas e emergências (aqui)
- Caderno de orientações – Atuação socioassistencial em contextos de emergência e calamidade pública (aqui)
- Orientações para os gestores de assistência social (aqui)
- Orientações técnicas aos municípios – Recursos (aqui)
- Protocolo de atendimento sócioassistencial em contextos de emergência e calamidade pública (aqui)
Mais informações com a assessora do da AMM Juliana Marinho pelo telefone (31) 2125-2433.
Fonte: Portal AMM