Municípios recebem último repasse do FPM de janeiro nesta quinta (30)
Valor mensal do Fundo de Participação teve queda de 12,44% em relação ao mesmo período de 2019
O terceiro decêndio de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será depositado nos cofres das prefeituras mineiras, na quinta-feira, 30 de janeiro. O valor total soma R$ 407.626.041,14, já descontada a parcela de retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).O valor total do mês fechou em R$ 935.389.581, já descontada a parcela de retenção do Fundeb. Considerando a inflação, o montante é 12,44% menor do que o mesmo período de 2019.
A Associação Mineira de Municípios e a Confederação Nacional de Municípios pedem atenção dos gestores. O FPM de 2020 sinalizou preocupação com a gestão fiscal dos municípios diante da estimativa de queda. Além disso, assim como a maioria das receitas de transferências do País, o Fundo não tem distribuição uniforme ao longo do ano, o que exige cautela e planejamento.
As transferências do Fundo são feitas em dois ciclos. No primeiro semestre, estão os maiores repasses (fevereiro e maio). Já no outro ciclo, de julho a outubro, os repasses diminuem significativamente, com destaque para setembro e outubro.
Confira os valores líquidos do repasse do FPM com os descontos – 20% do Fundeb, por municípios, no Portal de Transferências dos Municípios Mineiros (aqui).
Fonte: AMM, com informações da CNM. Foto: Pixabay.
Mais informações com a assessora do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferreti, pelo telefone (31) 2125-2430.